16 de nov. de 2011

Rodrigo Fonseca - Fon Bots (Entrevista)

Recebemos uma proposta realmente irrecusável a algum tempo e que nos deixou ainda mais animados com nosso trabalho aqui no blog, com isso conhecemos um trabalho incrível feito por Rodrigo Fonseca usando sucata, transformando em robôs!.

Rodrigo Fonseca, Fã de George RomeroPublicitário, Diretor de Arte formado em Desenho Industrial esta ligado diretamente com um trabalho que exige criatividade, que não se torna um problema e sim uma solução para suas horas livres.Dedica seu tempo a um de seus hobbies que é a criação de algumas peças, robôs grandes, pequenos, de formas e materiais diferentes baseado-se em suas ideias buscando a melhor representação do robô em sua cabeça.


Fizemos uma pequena entrevista, fazendo algumas perguntas sobre inspiração, de onde surgiu o seu gosto por zumbis e um pouco sobre seu trabalho.








1.Como você disse que é um Fã de zumbis, gostaria de perguntar primeiramente : Qual é o seu filme de Zumbi Preferido ?
R: Quando eu era garoto dos 13 aos 15 anos, nos "anos dourados" do VHS, eu trabalhei em uma locadora e passava os dias vendo filmes e na grande maioria, filmes de terror é claro. Naquela época eu descobri algo muito importante, que quando se trata de cinema, eu prefiro ter diretores preferidos. Sendo assim sei que 90% dos filmes de determinado diretor eu vou gostar. Como estamos falando de Zumbis, de cara vem a resposta: George Romero! É com certeza, na minha opinião, um dos melhores! Filmes como: Terra dos Mortos, A Noite dos Mortos Vivos, A Volta dos Mortos Vivos, O Despertar dos Mortos, Madrugada dos Mortos, todos estes fazem até hoje eu ter vontade de produzir um filme de Zumbis. 


2. Quando e como surgiu o seu gosto por esse tipo de Arte que hoje é o seu Hobby, foi a partir do Frango Robô !? (Programa que era passado na Cartoon Network)
R: Frango Robô? Não, na verdade o Cartoon Network tem uma importante passagem pela minha vida. Trabalhei 3 anos em uma agência de publicidade que tinha a conta da Turner International do Brasil, responsável pelos canais de televisão TNT, CNN, Boomerang e Cartoon Network. Eu ajudei a criar muitos anúncios e eventos para o Cartoon e também trabalhei em lançamentos de alguns desenhos aqui no Brasil, mas infelizmente quando Frango Robô foi lançado eu já não trabalhava mais para eles. 
Quando era criança meu Pai tinha em um dos quartos da casa onde morávamos um “Laboratório - oficina” onde ele concertava coisas e fazia de tudo relacionado a eletrônica. Com todas as ferramentas ao meu alcance eu costumava desmontar e montar os brinquedos de forma diferente, mas sem perder a caracteristica de brinquedo. Eu desmontava, adaptava algo e montava novamente, desta forma o brinquedo ficava  “customizado” com a minha cara. Nem sempre dava certo, mas eu vivia fazendo isso. O hobby de construir coisas veio naturalmente com um forte incentivo do meu Pai que vivia me ajudando e orientando em algumas criações, e muitas das vezes, fazendo a parte elétrica. 

_Valeu Pai!

3. Você já era fã de algum artista plastico que trabalha com o mesmo material ou parecido como o grande Vik Muniz ?
R: Acho o trabalho do Vik Muniz bom e muito bem reconhecido, mas nem de longe é fonte de inspiração para mim. Ele faz imagens boas, reproduzindo a Monalisa de Leonardo com geléia ou o Narciso de Caravaggio com lixo. Mas pra mim não importa como você “refaz” a arte, ainda assim é a Monalisa de Leonardo e o Narciso de Caravaggio.  
O que traz inspiração para mim? Além do cinema e do videogame, tenho como fonte de inspiração a literatura Steampunk e Cyberpunk estes dois gêneros são uma verdadeira janela para minha criatividade. Gosto da arte nova, gosto da arte provocativa. Gosto da arte por associação e principalmente de esculturas. O trabalho do artista do Belga Stephane Halleux é com certeza um dos melhores exemplos deste tipo de arte.  A obra do artista Greg Brotherton é outra fonte inesgotável de inspiração. A galeira de arte Device em San Diego California reune os melhores artistas do gênero, quem sabe um dia, sendo muito otimista e nada modesto, eu tenha meu trabalho exposto lá. Caso queiram conhecer a galeria:www.devicegallery.com


4. Você como Publicitário, Diretor de Arte trabalha muito com criatividade, buscando um diferencial nos produtos o que lhe deu a oportunidade de deixar muitos para traz, pode nos dizer quais foram os prêmios que você recebeu ?
R: Eu recebi até hoje 5 prêmios no total em uma premiação chamada POPAI. www.popaibrasil.com.br
O Prêmio POPAI BRASIL  é um dos principais prêmios realizados no mundo, considerado o Oscar do Merchandising.  
Os vencedores desta premiação ganham um trofeu em forma de um Índio, eu ganhei dois de bronze dois de prata e um de ouro.  Estes prêmios foram pela criação de peças para ponto de venda. Sabemos que 90% da venda acontece no ponto de venda, então, ele tem que ser bem atrativo para vencer a concorrência. Eu consegui ter destaque em algumas das minhas criações.


5. Na área em que você atua, é necessário criatividade mas muitas vezes pouco tempo para desenvolve-la, mesmo com essa pressão você acha que hoje as empresas dão o valor devido a esta profissão.
R: Acho que não, na grande maioria as empresas não sabem nem o que significa criatividade. Quanto mais dar valor a isso.
Porém as empresas que dão valor estão no topo da sua memória e dominando o mercado. A criatividade que Steve Jobs fez você querer hoje um I-Pad ou um I-phone. A marca da maçã mordida virou desejo de consumo no mundo inteiro e qual foi o ultimo comercial da Apple que você viu? Não lembra? Mesmo assim quer um  I-Pad , I-phone, I-pod ou um I-mac mesmo não sabendo usar, você quer um. Isso é desejo de consumo só se cria isso com muita criatividade para agregar valor ha uma determinada marca.


6. Ultima pergunta, hoje as pessoas não dão valor a Arte, deixando muitas vezes algumas obras de lado não dando a atenção que a mesma merece, muito pela ignorância sobre o assunto e pelo menor estimulo das redes de massa (Tv, Escola, etc), você concorda com isso ?
R: Com certeza concordo, principalmente aqui no Brasil. Um bom exemplo disso é o próprio Vik Muniz. Ele tem obras de 1987 e só agora com sua obra aparecendo em uma abertura de novela da Globo e concorrendo ao Oscar ele virou o grande Vik Muniz. Ele já era grande antes disso e conhecido no mundo todo. Mas isso é passageiro, assim como o Cinema mudou no Brasil acredito que com o incentivo certo outras formas de arte também vão mudar. Mas enquanto não muda, vamos mandando obras de arte para os EUA e para Europa que lá sim, sabem dar o devido valor.


Rodrigo Fonseca - www.youtube.com/arquivofonseca
Twitter : www.twitter.com/arquivofonseca

Blog : www.arquivofonseca.blogspot.com

Obrigado pela preferencia e pela oportunidade de conhecer seu trabalho, estaremos acompanhando ainda mais o desenvolvimento de suas Obras e entraremos em contato no apocalipse que se aproxima!!.                                                                                                          
                                                                                  Toda equipe Elite do Apocalipse Zumbi







Desenvolvido por : Codinome JPLUSR (Moderador do Elite do Apocalipse Zumbi!) @JplusREAZ  
                                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário